Últimas Notícias
Home / Destaque / Inhumas tem protestos contra corte na educação; Bolsonaro xinga estudantes de ‘idiotas úteis’. Veja vídeo

Inhumas tem protestos contra corte na educação; Bolsonaro xinga estudantes de ‘idiotas úteis’. Veja vídeo

Alunos e professores saindo da porta do Instituto Federal de Goiás – Campus Inhumas manifestando contra os cortes na educação. Foto: Perfil do Facebook do Prof. Cleumar de Oliveira

Professores e alunos de várias cidades de Goiás aderiram na manhã desta quarta-feira (15), à manifestação nacional contra o corte de recursos para educação anunciado pelo governo federal. Escolas e universidades suspenderam as atividades em sinal de protesto.

Em Inhumas, alunos e professores da rede pública de ensino, IFG e UEG, com o apoio de sindicatos das categorias, tomaram as ruas da cidade com faixas e cartazes exigindo que o governo reconsidere a proposta de contingenciamento de verbas para educação. Na rede pública municipal e estadual não teve aulas.

“Alô população, agente pede desculpa aí por esse transtorno, mas nós estamos aqui parando hoje, em greve geral da educação porque houve um corte de 30% dos recursos básicos da educação; nós não temos ar, não temos dinheiro para água, nós não temos dinheiro para a energia, não temos dinheiro para a limpeza”. Diz um manifestante  encima de um carro de som que subia a Rua Goiás.

“A educação pública está sendo destruída, e agente tá na rua hoje para mostrar para a população e para chamar a população para lutar junto conosco nessa luta pela educação pública; pelos nossos filhos, pelas novas gerações (…) a educação básica recebeu corte de mais de dois bilhões de reais”. Diz o manifestante

O professor Cleumar de Oliveira que participou de todo ato de manifestação contra o desmonte da educação pública, também deixou suas palavras de indignação em seu perfil no Facebook.

“Manifestação nacional em defesa da Escola Pública! Um fato isolado não pode ser tomado como regra! Precisamos de sensibilidade política capaz de perceber inovação, cientificidade e equidade social! O modelo de Universidade hasteado pela mídia não me representa! Sou professor e acredito no Brasil das minorias sobretudo em sua emancipação! Orgulhoso por ser neto de lavadeira, produto da periferia, licenciado, emancipado, pai de família e educador! Parabéns aos discentes do IFG- Inhumas pela mobilização! Doutrinar é diferente de conscientizar! @ IFG – Campus Inhumas”.  

Segundo o governo federal, a queda na arrecadação obrigou a contenção de recursos. O bloqueio poderá ser reavaliado posteriormente caso a arrecadação volte a subir.

Nos Estados Unidos, ao comentar sobre os protestos, Bolsonaro  xingou os estudantes de “idiotas úteis” e classificou os como sendo a “maioria” como militantes. “São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”.

Texto: Eduardo de Carvalho

 

Sobre Eduardo de Carvalho

Avatar
Eduardo de Carvalho é jornalista (DRT 0003438/GO) e radialista (DRT0037011/GO). Diretor geral do Portal da Época; apresentador do Programa Show da Noite veiculado pela Rádio Educativa FM 87,9 de Inhumas - Goiás; Diretor geral da Rádio Milênio FM da Cidade de Caturaí - Goiás.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.