Home / Destaque / PL que concede título de cidadão goiano a Bolsonaro tem relatório desfavorável

PL que concede título de cidadão goiano a Bolsonaro tem relatório desfavorável

Deputados Vinícius Cirqueira (Pros) e Delegado Humberto Teófilo (PSL). Foto: Reprodução

O relator do projeto de Lei (PL) que concede ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) o título de cidadão goiano, Vinícius Cirqueira (Pros), apresentou relatório desfavorável nesta terça-feira (2). O documento foi apresentado durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

No documento, o deputado aponta que o PL não possui duas exigências para ser aprovado: 22 assinaturas de deputados estaduais e uma relação de serviços prestados pelo homenageado ao estado de Goiás.

Além das questões técnicas, o relatório aponta também que Bolsonaro não possui as “virtudes ilibadas” necessárias para ser homenageado. O texto afirma que o presidente do Brasil tem “assumida apologia de práticas criminosas e a defesa de práticas e valores contrários ao Estado Democrático de Direito”. Além disso, ressalta que ele defende a tortura, um crime hediondo.

O relator afirma, também, que Bolsonaro foi condenado pelas ofensas contra Maria do Rosário. Ele cita frases em que o presidente se mostra misógino, racista, xenofóbico e homofóbico. O texto diz, ainda, que o homenageado deu “sucessivas declarações de desapreço à democracia”.

Serviços prestados

O relatório aponta que o presidente “tem prestado ‘relevantes serviços’ a outras nações, em detrimento do interesse do Brasil”. E que a continência à bandeira dos EUA e a indisposição com os países árabes e com a China, grandes importadores dos produtos goianos, prejudicam o estado.

Por fim, o deputado afirma que o veto à extensão de benefícios fiscais para empresa fixadas na área da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (Sudeco) irá causar grandes prejuízos à economia goiana.

Resposta

O autor do projeto, deputado Delegado Humberto Teófilo, correligionário de Bolsonaro, afirmou por meio de nota que a proposta  “é uma forma de homenagear o Presidente pelos relevantes serviços prestados a Goiás, ao Brasil e à Democracia”.

Ele disse, também, que o resultado das urnas foi uma resposta de que a maioria da população não estava satisfeita com o governo anterior. “Bolsonaro tem sido desde a pré-campanha um ícone na luta contra a política de esquerda que assolou o Brasil há mais de 13 anos”, concluiu o Teófilo.

Os deputados já haviam discutido o tema durante reunião da CCJ realizada no dia 26 de março. Na ocasião, Vinícius afirmou que “Bolsonaro não merece título de cidadão de nenhuma currutela”. Teófilo argumentou que cabe à CCJ fazer apenas a análise da constitucionalidade do projeto, e não o mérito dele.

Tramitação

O relatório do PL deve ser votado na CCJ na próxima quinta-feira (4), caso não haja pedido de vistas. Depois disso, o parecer da comissão será apreciado pelo plenário da Alego em primeira votação, segue para a Comissão Executiva e depois para a segunda votação pelos deputados estaduais.

Fonte:https://www.emaisgoias.com.br/pl-que-concede-titulo-de-cidadao-goiano-a-bolsonaro-tem-relatorio-desfavoravel/

Sobre Direto da Redação

Veja Também

Homem é preso após abastecer seu veículo e evadir do estabelecimento comercial sem pagar pelo combustível, em Araçu

Espalhe por ai: Na tarde desta segunda-feira, 08/04/19, a equipe de serviço do 40° BPM ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.