Home / Destaque / Quase três toneladas de carne clandestina são apreendidas em Itaberaí

Quase três toneladas de carne clandestina são apreendidas em Itaberaí

Durante a operação, também foram apreendidos quase 700 quilos de produtos lácteos impróprios para o consumo

Foto: MP-GO)

Mais de três toneladas de carne clandestina foram apreendidas, durante os dias 25 e 28 de setembro, em Itaberaí. A operação foi deflagrada dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina com o objetivo de combater o abate e a comercialização de produtos com origem duvidosa. Segundo balanço divulgado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), foram apreendidos, no total, 3.237 quilos de carnes bovinas, suínas, aves, pescados e laticínios. “[Desses], 684,5 quilos eram de produtos lácteos impróprios para o consumo”, disse o promotor Rômulo Corrêa de Paula.

De acordo com o gerente de fiscalização animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Janilson Azevedo Júnior, foram fiscalizados 36 estabelecimentos e em 18 deles houveram apreensões. “Um dos comércios visitados foi um abatedouro municipal que estava com o alvará de vigilância vencido e a infraestrutura do local não estava devidamente adequada. Além disso, o abate dos animais era feito sem a devida inspeção de um médico veterinário, colocando em risco a saúde do consumidor”, contou.

O gerente disse ainda que os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados no aterro sanitário municipal. Os estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local. “Essa fiscalização é importante para assegurar o fornecimento de produtos inócuos ao consumidor, evitando risco à saúde pública”, concluiu Janilson.

Além do MP-GO e da Agrodefesa, participaram da operação: o Procon Goiás, a Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica e a Polícia Civil. O Programa Goiás Contra a Carne Clandestina é realizado desde 2015 e, até o mês de setembro, já apreendeu mais de 74 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/quase-tres-toneladas-de-carne-clandestina-sao-apreendidas-em-itaberai/

Sobre Direto da Redação

Veja Também

Janayna Wollp e Wemerson Raio de Sol devem disputar Prefeitura de Itaberaí

Espalhe por ai: José Ronaldo e Walter Serra  também estão no páreo, assim como Jean ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.